2 de mai. de 2011

13 Anos sem Hide

E ai povo! Segundo post do dia, porque eu só me lembrei depois de postar o último.

Hoje dia 02/05/2011 completam 13 anos da morte do Hide, ex-guitarrista de X Japan, e grande cantor e compositor em sua carreira solo.


Hideto Matsumoto, nasceu em 13 de dezembro de 1964, conheceu o rock aos 15 anos com a álbum Alive! do Kiss, e nesse mesmo ano, ganhou sua primeira guitarra, uma Gibson Les Paul Deluxe (começou bem o_o). Em 1983, com 17 anos formou o Saver Tiger e um ano mais tarde tocavam em casas de show de Yokosuka. Em 1985 eles lançaram o primeiro álbum e em 1986 tiveram que mudar o nome para Yokosuka Saver Tiger devido a outra banda de nome semelhante.



Em 1987, quando já estava formado e exercendo a profissão de esteticista, foi convidado por Yoshiki Hayashi para participar da banda, até então chamada X. Em sua formação original, Hide e Pata nas guitarras, Toshi no vocal, Yoshiki na bateria e piano e Taiji no baixo. Gravaram o primeiro álbum, Vanishing Vision , pelo selo independente do Yoshiki, a Extasy Records. X foi a primeira banda independente de J-Metal a entrar nos rankings oficiais. Eles também foram os fundadores do movimento visual kei.

Em 1991, Taiji deixou o X Japan. Em 1992 eles tiveram que mudar o nome para X Japan, pois havia outra banda chamada X. Em suas carreira solo, a maioria dos membros de X Japan abandonaram o visual kei, com visuais mais simples, menos Hide, que continuou com seu cabelo rosa e suas guitarras desenhadas por ele mesmo. Anyway... não vou entrar muito na história de X Japan.



Hide With Spread Beaver


Além de sua carreira solo também era vocalista das bandas Spread Beaver e Zilch (baterista de Zilch é o mesmo de Queens of The Stone Age, o Joe Castillo). Em 1996, Toshi decidiu deixar o X Japan, o que levou ao fim da banda, no dia 31/12/96 eles tocaram o The Last Live.

No dia 02/05/1998, Hide foi encontrado enforcado na maçaneta do seu quarto. Muitos acreditam em suicidio, mas a versão oficial diz que foi apenas um acidente. Seu funeral foi seguido por uma multidão, e nele, o X Japan tocou Forever Love.

Suas composições, muitas vezes tinham letras pesadas em melodias alegres ou vice-versa, como por exemplo Pink Spider, música que muitos fãs alegam ser sua carta de suicidio. Ele já foi hoemnageado por várias bandas e personalidades famosas do J-Rock, como Siam Shade, Glay e pelo Yoshiki. Em 2008 foi realizado um festival, o Hide Memorial Summit, que lotou o maior estádio que abriga shows do Japão.

Sua influência pode ser vista na atitude e no visual de vários artistas atuais, o j-rock não seria o que é hoje sem ele

--------------------------------------------------------------------------------------
Agradecimento à Wikipedia (apenas para as datas).


Flw denovo!

Ass: V.

0 comentários: